Surf trip das Gals!

Essa é uma novidade das Gals!!! SIMMM!! pretendemos sim levar vocês cada vez mais longe, simplesmente porque viajar em busca de ondas é a melhor coisa que existe!!!

Próxima trip: El Salvador em Julho!!!!!

 

SURF TRIP BAÍA FORMOSA – Out. 18

A trip para Baía Formosa – mais conhecida pela galera do surf como B.F, aconteceu meio que por acaso: A Ana uma de nossas alunas da Clínica de Ubatuba, mora em João Pessoa na PB e colocou a maior pilha pra que fossemos fazer a trip lá, nos convencendo que tinha altas ondas etc…. e nós abraçamos a idéia logo depois de ver na internet que lá realmente é um pico de muito potencial para o surf, com ondas que quebram perfeitas para direita e com um  fundo de pedras animal!  Terra do promessa do WT Italo Ferreira, Fabinho Golveia dentre outros, B.F’s bay como é chamada pelos locais pareceu ter altas ondas, e então  decidimos fechar a barca pro Rio Grande do Norte.

Apesar de B.F não ser tão fácil de se chegar, (1 hora de João Pessoa e  1:30 hs de Natal  de carro)muitas meninas de diferentes lugares do Brasil se inscreveram.  Juntamos uma mulherada incrível com integrantes da Bahia, Natal, João Pessoa, SP, Rio e Santa Catarina – e isso é o que foi mais legal!!Cada uma com seu sotaque, gírias surfísticas diferentes e uma só paixão: O SURF!!!

Baía Formosa nos surpreendeu por sua beleza logo de cara! Na nossa pousada – a Farol Eco Adventure,  ficava bem no alto da cidade e o visual era de tirar o fôlego!!! As varandas dos quartos ficavam de frente para as ondas do Pontal que é o principal pico de surf de B.F, com  direitas que quebram perfeitas sobre uma lage de pedra. Isso sem contar os fins de tarde com um por do sol mais lindo que o outro sobre a praia do Porto, com lindas falésias ao fundo e muitos barquinhos à vela. O dono da pousada, o Helder, também é surfista e muito gente fina e nos auxiliou muito em relação as melhores marés pra cair.

Em relação ao surf, embora estivesse com pouco sweel na semana da trip, conseguimos achar boas ondas e os locais foram bem amistosos e gentis com a gente, nos deixando pegar bastante ondas. As meninas iniciantes fizeram aulas na praia do Porto, onde na maré seca quebra uma onda perfeitinha e no sábado ainda fizemos uma trip pra Pipa onde pegamos ondinhas perfeitas na praia do Madeiro, surfamos com golfinhos e curtimos um fim de tarde irado na praia do Amor, que é LINDA!!!!

Ao contrário da praia da Pipa, Baía Formosa é um lugar bem sossegado, com um turismo tranquilo… praticamente uma vila de pescador, com poucos restaurantes, caixas eletrônicos e internet limitada. Até achamos estranho um lugar tão lindo como aquele e com altas ondas  se manter tão desconhecido e tão fora do mapa do turismo. Mas no final das contas, o mais legal é realmente isso: Pouco acesso à internet, praias vazias, clima de interior com as pessoas sentadas na porta de casa no fim de tarde, aquela vibe no nordeste de acolhimento, praias lindíssimas e inóspitas, restaurantes simples mas muito peixe fresco, e claro…ALTAS ONDAS que parecem até as de picos gringos como Peru e El Salvador.

Voltando pra casa agora o que fica são as fotos e as lembranças de novas amizades e dias incríveis em um lugar incrível, a saudade e a certeza que o Brasil é lindo e tem ALTASSSS, e que aqui também fazemos a cabeça surfando!!!!!!

 

IMG_8482
A sacada no nosso quarto!!!!
IMG_8899
Nina curtindo o dia de folga pós clínica!
IMG_8203
Ana surfando o Pontal sobre as laje.
IMG_7940
Kelly E Ju se preparando para a queda!
IMG_8451
eu tentando umas manobrinhas…
IMG_8406
Cris na praia do Amor, Pipa
IMG_8238
Nina vindo na boa
IMG_7971
Nossa hospedagem tinha o melhor visual de todossss!!!!!!

IMG_8051

IMG_8019
Visita do fim de tarde.

IMG_8005

 

IMG_8074
Nossa aluna Kelly se deu bem nas ondas do Pontal!!!!
IMG_8293
Eu e a Perlinha saindo de cabeça feita!!!!!

Sou a Potira, uma das professoras do Gals, editora e redatora aqui no Site/Blog. Pretendo dar dicas de trips e  falar um pouco mais dessa relação surf x viagens, usando um pouco da minha experiência. Espero que pra vocês isso seja inspirador de alguma forma!

Sempre fui apaixonada por surf muito antes mesmo de realmente surfar, e logo nos primeiros anos de surf comecei a fazer minhas trips pra pegar onda. Litoral de SP, Nordeste, Sul – enfim, pra onde o dinheiro dava. Sempre durante as ferias e feriados, conhecendo e desbravando ondas famosas do Brasil. Ou aquelas que eu via nas revistas. E isso  se tornou um vício! Eu queria uma coleção de ondas surfadas. Eu pensava: quero surfar na Joaquina um dia… e lá estava eu no próximo verão…

Em 2007 fiz minha primeira surf trip ”gringa” com mais 9 amigas para o Perú, entre elas a Lívia Lopes que também é professora de surf do Gals, a Amanda Simões, Nathalie Paola, Nathalie Martins, Camila Cassia, Veridiana Saldanha e Aline Adisaka. Todas já surfavam bem, o que acabou sendo muito inspirador e, embora eu ainda fosse bem iniciante para os fundos de pedra Peruano, só de entrar naqueles mares com as meninas, sentir os fundos de pedra e todas adversidades de um pico de ondas de verdade, já me faziam  sentir em êxtase, tipo: Nossa, entrei pra surfar em Punta Roccas, que animal!!!! Era uma sensação de estar num verdadeiro filme de surf protagonizado por mim mesma, conhecendo outros povos, outras línguas, outras músicas, outros costumes… E isso foi crescendo… a vontade de conhecer mais lugares, de desmistificar o mundo através das ondas. Depois vieram outros picos, e em cada um deles muitas aventuras, amigos e muitas ondas perfeitas surfadas, junto é claro com a evolução no surf. Costa Rica, El Salvador, México, Austrália, Indonésia… Levo cada um desses lugares comigo pra sempre, lugares inesquecíveis que tive a oportunidade de surfar! E vou falar  que sempre cheguei à esses lugares com muitas dificuldades e uma certa determinação, já que a vida de professor não é nada fácil. Muitas vezes é preciso deixar de fazer coisas como baladas e roupas e até o salão do mês, pra poder juntar a grana da trip – o que acaba sendo uma verdadeira loucura, porque estamos sempre juntando dinheiro pra uma próxima viagem, mandando fazer pranchas…. e quando voltamos repetimos tudo (rsrsrsrs) mas no meu caso eu acho que é isso que me mantem viva, essa busca interminável pelas ondas e por lugares maravilhosos! Não há nada melhor que relembrar uma onda incrível que você pegou num fundo de coral !!! Ou melhor há sim: Pegar outra ano que vem!!!!

Espero que minha experiência inspire e dê coragem à quem compartilha desse mesmo sonho de surfar e viajar!

E fiquem ligadas meninas, que em Julho do ano que vem tem trip das Gals:El Salvador, Nicarágua…onde sera nosso destino??? Juro que não vou nem dormir pensando!!!!

FOCA NO SONHO!!!!

E logo mais, posto mais historias de trips de surf !!!!

Beijos!!

Potira Rolan

 

Um comentário em “Surf trip das Gals!”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.